Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Educadora Sim

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Texto para 1ª reunião de pais do ano letivo.

Encontrei este texto no blog Cantinho do saber e fiz algumas adaptações para passar a mensagem que desejo aos pais dos meus alunos do 2º período, pois é típico neste período a ansiedade e cobranças dos mesmos em cima dos pequenos e tais atitudes , já sabemos que não são saudáveis para o processo de ensino-aprendizagem para as crianças que tem muitos outros conflitos a serem resolvidos.




cONTA-SE QUE EM UMA FLORESTA VÁRIOS ANIMAIS DECIDIRAM CRIAR UMA ESCOLA. PARA ISSO SE REUNIRAM E COMEÇARAM A DEFINIR AS DISCIPLINAS A SEREM MINISTRADAS NA ESCOLA.
o PÁSSARO INSISTIU PARA QUE HOUVESSE AULAS DE VÔO, JÁ O ESQUILO ARGUMENTOU INSISTINDO NA IMPLANTAÇÃO DA SUBIDA PERPENDICULAR EM ÁRVORES, POIS PARA ELE ERA FUNDAMENTAL.
E ASSIM FOI FEITO, INCLUÍRAM TUDO, PORÉM COMETERAM UM GRANDE ERRO: DECIDIRAM QUE TODOS OS ANIMAIS DEVERIAM CURSAR TODAS AS DISCIPLINAS OFERECIDAS.
O COELHO FOI MAGNÍFICO NA CORRIDA, NINGUÉM CORRIA COMO ELE. MAS QUERIAM E NSINÁ-LO A VOAR... COLOCARAM-NO EM UMA ÁRVORE E DISSERAM: - “VOA COELHO!” ELE SALTOU LÁ DE CIMA E “PLUFT”... COITADINHO! QUEBROU AS PERNAS. O COELHO NÃO APRENDEU A VOAR E ACABOU SEM PODER CORRER TAMBÉM.
O PÁSSARO VOAVA COMO nenhum OUTRO, MAS O OBRIGARAM A CAVAR BURACOS COM A TOPEIRA. QUEBROU O BICO E AS ASAS, E DEPOIS NÃO CONSEGUIA VOAR TÃO BEM, E NEM APRENDEU A CAVAR BURACOS.

MORAL DA HISTÓRIA: TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS E CADA UM DESENVOLVE HABILIDADES DIFERENTES TAMBÉM. CABE A ESCOLA COM A PARCERIA DA  FAMÍLIA EXPLORAR AS HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE FORMA INTEGRAL SEM FORÇAR O DESENVOLVIMENTO E AS RESPOSTAS DOS ESTÍMULOS AFINAL CADA CRIANÇA TEM TAMBÉM O SEU TEMPO, A SUA HORA CERTA DE DEMOSTRAR TUDO AQUILO QUE APRENDEU E O QUANTO DESENVOLVEU. NÃO DEVEMOS COMPARAR UMA CRIANÇA COM A OUTRA ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, POIS CADA CRIANÇA É ÚNICA.

TEXTO RETIRADO DO BLOG cantinho do saber e
adaptado/revisado por pedagoga luziane nonato

oRGANIZADO POR PEDAGOGA lUZIANE nONATO