Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Educadora Sim

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Seu professor merece passar de ano?

Por Josiane Benedet
Quando chega o fim do ano letivo a cena é sempre a mesma. Aquela correria com festa de encerramento, matrícula, organização do amigo-secreto, orçamento daquela reforma que a escola tanto precisa, além do fechamento de notas dos alunos.

Também é nesse momento que os professores e coordenadores reúnem-se para analisar a situação de determinados estudantes que, por algum motivo, não conseguiram alcançar a média. É nessa hora que tudo o que o aluno fez durante o ano será colocado em pauta para o conselho decidir se ele merece ou não ser aprovado.

E o professor, será que ele está apto a passar de ano? Como saber se ele está correspondendo às expectativas da escola e dele mesmo? Como medir o desempenho da equipe? De nada adianta a escola ter todos os recursos de última geração se a equipe não estiver adequada à proposta, afinal, o que faz a diferença na instituição é o nível de competência dos professores.

A avaliação do corpo docente não precisa ser vista pelos educadores como um “paredão da morte”, na qual o diretor chama um a um e aponta as dificuldades e erros cometidos durante o ano letivo. A avaliação de desempenho dos profissionais da educação deve ser encarada como um termômetro que indica os pontos em que o professor está bom e no qual tem de melhorar.

Na opinião da diretora do Colégio Pitágoras – unidade Jardim – Maria José Pereira Castro, a avaliação deve representar uma oportunidade de melhora e não uma ameaça, por isso deve ser constante, durante o ano todo, e não apenas no encerramento do ano letivo.

Por onde começar

Elaborar um método de avaliação do corpo docente não tem segredo, mas para isso também não existe uma receita. Cada instituição, dentro da sua metodologia, deve fazer um levantamento do que deseja avaliar e, com base nesses dados, fazer uma espécie de questionário.

Professor... o alvo

Antes de tudo, é importante deixar claro para o docente que a avaliação não vai resultar em uma lista de demissões no final do ano; que o objetivo é ter um retorno sobre o trabalho desenvolvido.

Para o palestrante e autor de livros didáticos Paulo Sérgio Bedaque Sanches, o professor precisa aceitar-se como alguém passível de avaliação porque está servindo pessoas. Ainda na opinião de Bedaque, o educador não pode ser colocado em um ranking no qual existe o melhor e o pior, mas analisado individualmente, de forma clara. É algo que será visto apenas pela equipe da coordenação e o educador. “O que deve ser avaliado é o trabalho e não a pessoa. Se o processo for transparente o professor não vai sentir-se exposto”, completa Arnaldo William Pinto, diretor pedagógico do Grupo COC.

Como avaliar

Existem várias maneiras de avaliar a equipe. Segundo a assessora e consultora educacional Marisa Triani, a partir das incumbências atribuídas ao professor pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a avaliação dos docentes deve abranger as seguintes dimensões: docência, participação no projeto pedagógico da escola e a colaboração com as atividades de articulação da instituição com as famílias e a comunidade. Para Marisa, a avaliação não deve ser subjetiva e isolada, por isso a melhor forma é unir uma série de dados e fontes para analisar o desempenho dos professores.

O papel do aluno no processo

Como a avaliação deve ser pensada de forma integrada, o aluno também faz parte do processo e jamais deve ser usado como única fonte de dados. Na opinião de Maria José, diretora do Pitágoras, o ideal é preparar o estudante sobre a importância da pesquisa, para que nenhum contratempo entre ele e o professor possa interferir nas respostas.Algumas escolas aproveitam o questionário que o estudante responderá e acrescentam algumas perguntas sobre o próprio aluno. “O objetivo da auto-avaliação é fazer com que o estudante responda com mais maturidade a pesquisa sobre o educador”, afirma Paulo Bedaque.

O que fazer com os resultados?

Como o papel da avaliação é analisar o desempenho dos professores, buscar pontos onde o trabalho deve ser melhorado, todo esse processo tem de resultar em conseqüências para os docentes e para a escola.

Segundo a consultora Marisa Triani, os profissionais que atingiram resultados positivos deverão progredir na carreira e aqueles cujo resultados foram insuficientes deverão participar de programas de formação continuada e fazer uma revisão do seu plano de trabalho, com o objetivo de suprir as deficiências identificadas no processo de avaliação.

O professor, assim como qualquer outro profissional, deve ter e cumprir metas claras. Também deve se preocupar em ser, a cada dia, a cada aula, melhor do que no dia anterior. Se não tiver números e dados claros, esse progresso acaba inviabilizado.


Texto retirado do site www.educacaointegral.com.br

Organizado por Pedagoga Luziane Nonato

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Natal

Lembrancinhas  e decorações de Natal

 
Queridos (as) Educadores (as);
Como já estamos todos organizados para o natal, deixo aqui algumas sugestões de enfeites principalmente os feitos com material reciclável. Todos os modelos foram coletados em pesquisas na internet e ao fim da postagem estão os devidos créditos. Não tem nenhum feito por mim, pois estou desde o fim de setembro de licença maternidade , mas farei alguns para a minha casa e coloco as fotos para vocês verem como ficou! 













Créditos:
 
Cintia Alves
Doce Magia de Ensinar
Arte de Ensinar
Espaço EducarTops
Tia Fabíola e Cia
 
Organizado por Pedagoga Luziane Nonato

 
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Data Comemorativa

20 de novembro - Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA

 
O Dia da Consciência Negra homenageia  e resgata as negras raízes do povo brasileiro. É o dia da morte de Zumbi dos Palmares,onde somos levados a refletir sobre a presença do negro na sociedade brasileira.
 
É dever das escolas trabalharem  temas que se referem aos povos africanos dentro do seu currículo enfatizando a diversidade cultural do país, segundo os PCN'S.
 
Para Educação Infantil e Séries Iniciais sugiro como trabalhado não somente para essa data mas para todo o ano letivo as seguintes leituras que abordam este tema:
 
* Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado
* O patinho feio - Hans Christian Andersen
* Tudo bem ser diferente - Todd Parr
* O menino marron - Ziraldo
* Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira
* As tranças de Bintou -  Sylviane A. Diouf

Organizado por Pedagoga Luziane Nonato

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Agora sou MAMÃE !!!!

O PRESENTE DE DEUS



EM 2009 TIVE QUE ME AFASTAR DO BLOG  POIS MEU PAI FICOU DOENTE E PRECISAVA TRABALHAR , REALIZAR MINHAS ASSESSORIAS E CUIDAR DELE.

EM 2010, ME AFASTEI NOVAMENTE POR PROBLEMAS GRAVES FAMILIARES.

EM 2011, DESEMPREGADA  EM 1 HORÁRIO APROVEITEI PARA TRABALHAR NESSE  HORÁRIO EM OUTRA ÁREA, O QUE TOMOU TODO O  MEU TEMPO POIS TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEGUNDA SEM PARAR UMA VEZ QUE NÃO ABANDONEI A ESCOLA NEM AS ASSESSORIAS.

FINALMENTE EM 2012, VOLTEI A TRABALHAR EM ESCOLA NO HORÁRIO INTEGRAL E PENSEI QUE IRIA PODER VOLTAR POSTAR NO BLOG PARA AJUDAR TODOS OS MEUS AMIGOS SEGUIDORES , PORÉM POR MAIS UMA VEZ NÃO CONSEGUI. MAS DESTA VEZ FOI POR UM MOTIVO "M A R A V I L H O S O"... DEUS ME PRESENTEOU E EM FEVEREIRO DE 2012 DESCOBRI QUE SERIA MAMÃE PELA 1ª VEZ!!!!

COMO NA MINHA VIDA NADA É FÁCIL, 1 MÊS APÓS DESCOBRIR QUE IA SER MAMÃE, AINDA NO 3º MÊS DE GESTAÇÃO MINHA PLACENTA DESCEU, DESCOLOU A PONTA E FORMOU-SE ALI UM HEMATOMA... SANGRAVA DEMAIS E O RISCO DE PERDER MEU BEBÊ ERA MUITO GRANDE. PRECISEI ENTÃO FAZER REPOUSO ABSOLUTO E ME AFASTEI DA ESCOLA NO HORÁRIO DA TARDE CONTINUANDO A TRABALHAR APENAS DE MANHÃ. APÓS 40 DIAS DE REPOUSO A PLACENTA VOLTOU AO LUGAR E OS RISCOS PASSARAM ME DEIXANDO MUITO ALIVIADA. MAS MESMO ASSIM , FIQUEI MUITO CANSADA, NÃO CONSEGUIA MAIS INSPIRAÇÃO PARA POSTAR AQUI NO BLOG, SÓ QUERIA PENSAR NO BEBÊ.

TUDO CORREU BEM ATÉ O FINAL DA GRAVIDEZ, EM 29 DE SETEMBRO DE 2012, APÓS UM PARTO UM POUCO COMPLICADO, NASCEU O PRESENTE QUE DEUS ME ENVIOU " MINHA FILHA SARAH EMANUELLY".

HOJE SOU A PESSOA MAIS FELIZ  , REALIZADA E COMPLETA DESSE MUNDO. AGORA ESTOU DE VOLTA ... PARA POSTAR MUITA COISA LEGAL PARA VOCÊS.

EM BREVE LANÇANDO NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

AGUARDEM...