Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Educadora Sim

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PAINÉIS

Olhem que fofura ficou meu enfeite de porta!!!!

Só não me lembro em qual blog vi um parecido...
Quem souber me fale para eu dar os devidos créditos.

Este é o mural que fiz utilizando um quadro de cortiça que estava a tempos guardado aqui em casa sem utilidade...



quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

1ª semana de aula

* Lembrancinha para 2ª feira

Enviarei este pirulito decorado junto ao quebra-cabeça que será confeccionado pelos próprios alunos.



*Lembrancinha para 4ª feira


Enviarei este marcador de páginas e orientarei os alunos a colocarem a fitinha e prendê-lo ao caderno de casa


*Lembrancinha para 6ª feira
Enviarei o enfeite de lápis já com o lápis é claro.

Em cada lembrancinha coloquei um recadinho bem carinhoso para os alunos, além do nome da escola e do meu também.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Caixas

Esta dica vai para as amigas que não tem muita habilidade ou tempo para decorar as caixas que usam em sala de aula.
Usando papel de presente fica uma gracinha e muito caprichado. Qualquer pessoa consegue fazer e a sala fica muito organizada.


Capas para cadernos de CASA e de SALA










QUEBRA -CABEÇA

No 1º dia de aula, darei aos meus alunos este Quebra-Cabeça. Eles irão pintar ;recortar ; brincar em sala e levar para casa. Eles adoram . Posso afirmar isso , porque neste ano vou viver como a professora Helena da novela CARROSSEL kkkkkkk.É que vou dar aula para os mesmos alunos de 2008.


ENFEITE PARA LÁPIS

ENCONTREI ESTA IDÉIA NO BLOG DA MINHA AMIGA IVANISE DO BLOG BAÚ DE IDÉIAS . RESOLVI FAZER UM E DEU CERTO. OLHEM COMO FICOU LINDINHO !!! ACHEI UMA GRACINHA, DELICADO E MUITO FÁCIL DE FAZER. ESTA É UMA SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA PARA O 1º DIA DE AULA.






Créditos : baudeideiasdaivanise.blogspot.com


Obrigada amiga !!!!


sábado, 24 de janeiro de 2009

Conversa com a Papai do Céu



ORAÇÃO DO PODER


Deus, Senhor de toda força e poder, dá - me hoje a segurança do teu amor e a certeza de que estás comigo. Peço ajuda e proteção nesta hora tão difícil de minha vida. Preciso de tua existência, de teu amor e de tua misericórdia. Tira de mim o medo, tira de mim está dúvida, esclarecendo o meu espírito abatido com a luz que iluminou o Teu Divino filho Jesus Cristo, aqui na terra. Que eu possa perceber toda a tua grandeza e a tua presença em mim, para que eu me sinta fortalecido com a tua presença em minha vida, hora por hora, minuto por minuto. que eu sinta teu espírito e a tua voz dentro de mim e ao meu redor, em minhas decisões e no decorrer deste dia. Que eu sinta o teu maravilhoso poder pela oração e , com esse poder, espero pelos milagres que podes realizar em favor dos meus problemas. Não me deixe e não me abandones, para que eu não caia em desespero.


Pai, não me deixes cair, levanta meu espírito, quando me encontrar abatido. entrego-te neste dia a minha vida e de minha família. Livra-me de minhas moléstis ainda que seja por milagre.Obrigado, meu mestre, meu senhor,meu irmão , meu amigo .


Sei que vais me dar a solução de que tanto preciso e desejo.


Amém.


-------------------------------------------------------------------------------------------------Agradeço e louvo a Deus por uma graça alcançada.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

MESTRADO


Para as minhas amigas que já estão prepraradas para iniciarem um MESTRADO na área da Educação, está é uma ótima oportunidade. Estão abertas as inscrições para Mestrado na UEMG aqui em Belo Horizonte. As inscrições vão até o dia 30/01/09 e o valor é R$ 30,00. Mais informações vá até o site da UEMG : http://www.uemg.br/
Lembrando que é necessário ter em mãos um PROJETO DE PESQUISA ORIGINAL e certo domínio da língua inglesa ou francesa.
Vai aí então mais uma dica!!!
Abraços ...

Luziane Nonato




segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Curso de Formação de Professores





Estarei participando de um curso de Formação de Professores ( Ed. Infantil e Ens. Fundamental)com carga horária total de 110 horas ( Fevereiro a Dezembro /2009). Então , convido todas as minhas amigas de Belo Horizonte a participarem pois, quem já participou, simplesmente amou!

Serão os seguintes módulos:

Módulo 1: Alfabetização e Letramento
Módulo 2: Consciência Fonológica
Módulo 3: Produção de texto
Módulo 4: Leitura
Módulo 5: Ortografia
Módulo 6: Oralidade
Módulo 7: Oficinas-
1. Jogos de Alfabetização
2. Jogos de Ortografia
3. Trabalhando com Jornal
4.Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula
Módulo 8: Desenho Infantil
Módulo 9: Portfolio, Avaliação e Trabalho Pedagógico
Módulo 10: Projeto de Trabalho
Módulo 11: Oficina de Projetos
Módulo 12: O desenvolvimento : Da Infância à Adolescência
Módulo 13: Jogos Matemáticos
Módulo 14: Corpo e Movimento
Módulo 15: Inclusão Social

Locais :Santa Luzia - MG ( Centro) : Colégio Maximus Premium, toda terça-feira de 19 às 22 Horas.
Belo Horizonte - MG ( Venda Nova) : Instituto Educacional Missão Paz, toda quinta-feira de 19 às 22 horas.

Informações : (31)3649-7197/3642-5261
(31)8871-8728/9212-6625
( Juliana e Vanessa)


"Vale a pena conferir"

Abraços a todas.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009



OLHA QUE PRESENTINHO GRACIOSO RECEBI DA MINHA AMIGA SIL DO BLOG: http://sillovinho.blogspot.com/VISITEM POIS É UM ÓTIMO BLOG . DEPOIS DE POSTAR A IMAGEM, EMBAIXO TEM QUE COLOCAR UMA MENSAGEM SOBRE PAZ.ESCOLHER OS BLOGS QUE DESEJA PRESENTEAR E DEIXAR UMA MENSAGEM AVISANDO.E VAMOS SEMEAR A PAZ A TODOS.


Psiu...Você mesmo, que está aí olhando...Que tal uma paradinha para refletir... e refletir sobre você ...Pensar em tudo de bom que existe aí dentro desse coração!Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, capaz de fazer muita coisa boa, útil e expressiva,e que no seu coração estão guardadas coragem e confianças suficientes para realizar seus desejos.Mas não se esqueça, de buscar em cada minuto de seus dias, motivos de alegria e esperança,não se importando com as situações adversas que aparecem.Você deve escolher ser feliz e tornar isso possível, com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor, mas principalmente, tendo a certeza de que Deus sempre abençoa quem ama e quem faz da vida um prazer.Um dia maravilhoso com muita Paz para você! As minhas amigas escolhidas:
http://blog-artisi.blogspot.com/ http://www.pedagogiadoafeto.blogspot.com/ http://sillovinho.blogspot.blogspot.com/ http://www.fazendoartenaescola2.blogspot.com/
Beijinhos a todos...



Recebi um desafio bastante interassante das minhas queridas amigas:
1 - Bruna do blog: http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
2 - Sil do blog: http://www.sillovinho.blogspot.com/
Obrigada minhas Queridas amigas, fiquei muito contente.
E para repassá-lo devemos seguir as seguintes regrinhas:
1- Escrever uma lista com oito coisas que sonhamos fazer antes de morrer.
2- Convidar oito parceiras de blogs amigos para responder também.
3- Comentar no blog de quem vos convidou.
4- Comentar no blog dos nossos(as)convidados(as) para que saibam da convocação.
Meus sonhos são:
1- Ser feliz com saúde, paz, sucesso...
2- Fazer Mestrado e Doutorado.
3- Me casar e ter 2 filhos : Isaac e Rebeca.
4- Fazer Faculdade de Direito.
5- Ver minha profissão ( pedagoga) ser reconhecida e valorizada por todos.
6- Ver o mundo um puco melhor : Menos violência, menos fome.
7- Adquirir minha casa e meu carro.
8- Ver minha família restituída e salva.
Este selinho vai para:
1- http://cirandinha-adriana.blogspot.com/
2- http://arco-iris.blogspot.com/
3- http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
4- http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/
5- http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/
6- http://criatividadeparaeducar.blogspot.com/
7- http://vidadeprofa.blogspot.com/
8- http://professorajuce.com/
Espero que gostem !!!!!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009



COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL 1 e 2 ( 1 e 2 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
·        Interessar-se pela contação de histórias;
·        Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
·        Aprender a escutar textos e histórias;
·        Escolher livros para ler;
·        Demonstrar capacidades de reconto de histórias; ( maternal 2)
·        Participar de pequenas dramatizações; ( maternal 2)
·        Reconhecer  e identificar a letra inicial do seu nome; ( maternal 2)

MATEMÁTICA

·        Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
·        Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, em frente, atrás.
·        Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
·        Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Agrupamento de objetos ( classificação) através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.

ARTES

·        Produzir tintas naturais;
·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

MOVIMENTO


·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·        Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
·        Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
·        Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
·        Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE


·        Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·        Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

MÚSICA

·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL 3 ( 03 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
·        Interessar-se pela leitura de histórias;
·        Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
·        Aprender a escutar textos e histórias;
·        Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·        Escolher livros para ler;
·        Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
·        Participar de pequenas dramatizações;
·        Reconhecer as letras que compõem o seu nome;
·        Identificar os nomes dos colegas;
·        Registrar seu nome;
·        Diferenciar escrita de desenho;
·        Evoluir da hipótese de escrita garatuja para pré silábica.

MATEMÁTICA

·        Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
·        Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
·        Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Agrupamento de objetos ( classificação) através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Discriminar e nomear as cores primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
·        Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
·        Identificar  e reconhecer gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

ARTES

·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
MOVIMENTO
·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·        Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
·        Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
·        Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
·        Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
·        Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·        Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.
MÚSICA
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 1º PERÍODO ( 04 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


·        Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
·        Usar a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
·        Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
·        Criar histórias com sequência lógica;
·        Fazer reconto de vários estilos de texto;
·        Transmitir recados;
·        Reconhecer a escrita de seu primeiro nome/segundo nome e saber grafá-los;
·        Reconhecer os nomes dos colegas;
·        Nomear, identificar e registrar as letras de seu nome relacionando-as a outras palavras;
·        Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto;
·        Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
·        Evoluir da hipótese da escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico.

MATEMÁTICA


·        Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
·        Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
·        Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
·        Identificar gradativamente os numerais ( até 19) e as quantidades correspondentes;
·        Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem,calendário);
·        Diferenciar números de letras.

ARTES

·        Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
·        Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
·        Pesquisar e apreciar obras de artes;
·        Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
·        Modelar livremente , massinha e argila;

MOVIMENTO


·        Andar, correr, saltar sem dificuldades;
·        Coordenar movimentos de braços e pernas;
·        Quicar a bola com as mãos;
·        Participar de jogos com regras simples;
·        Identificar e nomear principais partes do corpo.

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Pesquisar fatos contextualizados;
·        Dar informações sobre dados pessoais;
·        Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
·        Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
·        Associar determinadas atividades aos dias da semana;
·        Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
·        Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

·        Desenvolver a memória musical;
·        Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
·        Apreciar diferentes estilos musicais;
·        Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 2º PERÍODO ( 05 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
·        Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
·        Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
·        Criar histórias com sequência lógica;
·        Fazer reconto de vários estilos de texto;
·        Transmitir recados;
·        Reconhecer a escrita de seu nome completo e saber grafá-lo;
·        Reconhecer os nomes dos colegas;
·        Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
·        Reconhecer palavras em pequenos textos;
·        Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
·        Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabetico.
·        Escrever espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.

MATEMÁTICA

·        Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
·        Realizar classificações e ordenações com critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré- estabelecidos;
·        Reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
·        Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
·        Identificar gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades correspondentes;
·        Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
·        Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
·        Resolver problemas envolvendo a ideia de adição e subtração .

ARTES

·        Reconhecer as diversa cores em situações de uso;
·        Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
·        Pesquisar e apreciar obras de artes;
·        Fazer dobraduras simples;
·        Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
·        Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
·        Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;

MOVIMENTO


·        Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
·        Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
·        Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Pesquisar fatos contextualizados;
·        Dar informações sobre dados pessoais;
·        Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
·        Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
·        Associar determinadas atividades aos dias da semana;
·        Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
·        Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

·        Desenvolver a memória musical;
·        Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
·        Apreciar diferentes estilos musicais;
·        Acompanhar ritmos simples;
·        Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


 Material elaborado a partir da pesquisa feita nas seguintes fontes:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais. Brasília,1997.
PERRENOUD,P. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Atmed. 2002.
INED, Educação Infantil, Manual do Professor. Belo Horizonte, 2004.
NOVA ESCOLA,Fundação Vítor Civita. São Paulo: Editora abril.

Organizado por Pedagoga Luziane Nonato Pereira
Especialista em Ed. Infantil e Séries Iniciais