Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Educadora Sim

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009



COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL 1 e 2 ( 1 e 2 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
·        Interessar-se pela contação de histórias;
·        Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
·        Aprender a escutar textos e histórias;
·        Escolher livros para ler;
·        Demonstrar capacidades de reconto de histórias; ( maternal 2)
·        Participar de pequenas dramatizações; ( maternal 2)
·        Reconhecer  e identificar a letra inicial do seu nome; ( maternal 2)

MATEMÁTICA

·        Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
·        Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, em frente, atrás.
·        Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
·        Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Agrupamento de objetos ( classificação) através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.

ARTES

·        Produzir tintas naturais;
·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

MOVIMENTO


·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·        Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
·        Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
·        Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
·        Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE


·        Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·        Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

MÚSICA

·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL 3 ( 03 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
·        Interessar-se pela leitura de histórias;
·        Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
·        Aprender a escutar textos e histórias;
·        Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·        Escolher livros para ler;
·        Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
·        Participar de pequenas dramatizações;
·        Reconhecer as letras que compõem o seu nome;
·        Identificar os nomes dos colegas;
·        Registrar seu nome;
·        Diferenciar escrita de desenho;
·        Evoluir da hipótese de escrita garatuja para pré silábica.

MATEMÁTICA

·        Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
·        Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
·        Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Agrupamento de objetos ( classificação) através dos jogos matemáticos e brincadeiras de pátio dentre outras.
·        Discriminar e nomear as cores primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
·        Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
·        Identificar  e reconhecer gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

ARTES

·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
MOVIMENTO
·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·        Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
·        Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
·        Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
·        Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
·        Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·        Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.
MÚSICA
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 1º PERÍODO ( 04 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


·        Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
·        Usar a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
·        Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
·        Criar histórias com sequência lógica;
·        Fazer reconto de vários estilos de texto;
·        Transmitir recados;
·        Reconhecer a escrita de seu primeiro nome/segundo nome e saber grafá-los;
·        Reconhecer os nomes dos colegas;
·        Nomear, identificar e registrar as letras de seu nome relacionando-as a outras palavras;
·        Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto;
·        Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
·        Evoluir da hipótese da escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico.

MATEMÁTICA


·        Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
·        Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
·        Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
·        Identificar gradativamente os numerais ( até 19) e as quantidades correspondentes;
·        Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem,calendário);
·        Diferenciar números de letras.

ARTES

·        Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
·        Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
·        Pesquisar e apreciar obras de artes;
·        Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
·        Modelar livremente , massinha e argila;

MOVIMENTO


·        Andar, correr, saltar sem dificuldades;
·        Coordenar movimentos de braços e pernas;
·        Quicar a bola com as mãos;
·        Participar de jogos com regras simples;
·        Identificar e nomear principais partes do corpo.

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Pesquisar fatos contextualizados;
·        Dar informações sobre dados pessoais;
·        Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
·        Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
·        Associar determinadas atividades aos dias da semana;
·        Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
·        Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

·        Desenvolver a memória musical;
·        Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
·        Apreciar diferentes estilos musicais;
·        Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 2º PERÍODO ( 05 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·        Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
·        Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
·        Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
·        Criar histórias com sequência lógica;
·        Fazer reconto de vários estilos de texto;
·        Transmitir recados;
·        Reconhecer a escrita de seu nome completo e saber grafá-lo;
·        Reconhecer os nomes dos colegas;
·        Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
·        Reconhecer palavras em pequenos textos;
·        Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
·        Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabetico.
·        Escrever espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.

MATEMÁTICA

·        Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
·        Realizar classificações e ordenações com critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré- estabelecidos;
·        Reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
·        Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
·        Identificar gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades correspondentes;
·        Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
·        Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
·        Resolver problemas envolvendo a ideia de adição e subtração .

ARTES

·        Reconhecer as diversa cores em situações de uso;
·        Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
·        Pesquisar e apreciar obras de artes;
·        Fazer dobraduras simples;
·        Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
·        Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
·        Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;

MOVIMENTO


·        Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
·        Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
·        Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

NATUREZA E SOCIEDADE

·        Pesquisar fatos contextualizados;
·        Dar informações sobre dados pessoais;
·        Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
·        Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
·        Associar determinadas atividades aos dias da semana;
·        Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
·        Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

·        Desenvolver a memória musical;
·        Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
·        Apreciar diferentes estilos musicais;
·        Acompanhar ritmos simples;
·        Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


 Material elaborado a partir da pesquisa feita nas seguintes fontes:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais. Brasília,1997.
PERRENOUD,P. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Atmed. 2002.
INED, Educação Infantil, Manual do Professor. Belo Horizonte, 2004.
NOVA ESCOLA,Fundação Vítor Civita. São Paulo: Editora abril.

Organizado por Pedagoga Luziane Nonato Pereira
Especialista em Ed. Infantil e Séries Iniciais



7 comentários:

  1. Olá, você possui atividades para trabalhar essas competencias?

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Gostei muito desse texto, gostaria que vc mandasse as referencias pro meu e-mail! ju_baima@hotmail.com bjO

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Luziane!
    Gostei muito do seu blog.
    Você poderia me enviar a referência bibliográfica deste material? monikareg@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mônika, Este material foi elaborado por mim a partir da minha prática e vivência em sala de aula. Para me pautar em um referencial teórico utilizei artigos , livros e etc... Postei as fontes aí prá vc e enviei por e mail também.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. OLA! EU AMEI AS SUGESTÕES QUE ENCONTREI AQUI. MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir

Seja solidário (a) e doe um comentário!